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Formação de Professores e Trabalho Educativo na Educação Física

Autor(es): Celi Zülke Taffarel , Reiner Hildebrandt-Stramann

Coleção:
ISBN: 9788541902380. Ano: 2017. Nº de páginas: 264.

R$ 75,00

Amostra gratuíta

Na atualidade procura-se uma formação profissional de qualidade e que, no caso das Licenciaturas, possa instrumentalizar o futuro professor de Educação Física a atuar melhor, ou seja, levar atividades da cultura de movimento a todos e com propósitos educacionais definidos. Como, porém, isso seria possível sem a aproximação da instituição formadora com a escola? Apenas com os estágios? O presente livro traz respostas para estas e outras questões fundamentais para a formação profissional em Educação Física e possibilidades de reforma curricular com bases mais sólidas e coerentes. Trata-se de uma obra direcionada para profissionais da Educação Física brasileira com a temática do currículo na formação profissional e suas implicações na atuação escolar, trazendo uma ampla discussão sobre a formação profissional em Educação Física, a partir de questões como: o que, como e por que ensinar Educação Física nas escolas e como preparar profissionais na sua formação inicial para esse ensinar nas escolas. Estas questões precisam ser tratadas desde a formação profissional inicial e devem envolver um grande aprofundamento teórico em regiões do saber que ainda são pouco conhecidas na Educação Física brasileira e que tratam das teorias fundamentadoras da Educação especialmente. Por outro lado, contudo, é necessário que com estas teorias se possa chegar na escola e na aula de Educação Física, se não é apenas mais um (ou vários autores) que conhecem bem teorias das Ciências Humanas e Sociais e apenas isso. A preocupação dos autores é com a aproximação da formação profissional do professor de Educação Física com a realidade escolar. Preocupam-se com as competências que graduandos devem adquirir na sua formação profissional para não apenas saber o que, como e por que ensinar na Educação Física, mas, principalmente, estarem permanentemente preocupados com estas questões e com isso em constante formação, atualização, para um "bom ensino" e para uma "boa escola". Encontramos, ainda, como centralidade da questão de formação profissional em Educação Física, não apenas o desenvolvimento de competências técnicas e instrumentais, mas também uma formação cultural mais ampla e que exige um conhecimento maior dos temas como cultura e sociedade para o contexto em que a formação profissional está sendo realizada (Elenor Kunz).

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