Você ainda não adicionou produtos ao carrinho

Viver Aprendendo: Cruzando Fronteiras dos Conhecimentos com Paulo Freire e Charles S. Peirce

Autor(es): Floyd Merrell

Coleção:
Assuntos:
ISBN: 978-85-7429-667-8. Ano: 2008. Nº de páginas: 408.

R$ 60,00


A mensagem principal deste livro é que, a respeito do nosso conhecimento, a vantagem de um método processual pragmático oferece uma perspectiva amplíssima por meio da semiose - o processamento geral dos signos tanto lingüísticos quanto não-lingüísticos. A base desse conceito de semiose é a idéia de que quanto mais amplo for o nosso senso crítico, mais melhoraremos nossas formas de conhecimento, podendo encarar os problemas da vida sem tanto estresse mental ou corporal, o que aflige grande parte da população mundial hoje. As premissas que formam essa mensagem principal emergem da observação de que, apesar das tendências globalizantes contemporâneas, sob a pretensão de dissolver todas as fronteiras do conhecimento, pensamento, linguagens, culturas e etnias, as teorias genuínas e críticas da Pedagogia naturalmente entram numa tendência de resistência e, ao mesmo tempo, de conformismo e, portanto, de heterogeneização. O livro elabora os temas de resistência e conformismo, homogeneização e heterogeneização, no que eles têm a ver com a Pedagogia. As principais fontes de inspiração são as obras de Paulo Freire, o pragmatismo, sobretudo de Charles S. Peirce, a filosofia das ciências, da matemática e da lógica, a perspectiva feminina - não o "feminismo" comumente concebido - das últimas décadas, alguns aspectos do pensamento oriental, especialmente a filosofia Mahayana do Budismo e os contos metafísicos de Jorge Luis Borges. Contudo, o livro não se limita a essas correntes. Suas páginas representam uma nova e ampla luz crítica, dialógica e processual com respeito à Pedagogia.

Da escrita aos olhos de quem lê

Rua do Comércio, 3000 Bairro Universitário, Ijuí-RS
98700-000

(55) 3332-0217 3332-0222
editorapedidos@unijui.edu.br

Formasde pagamento

Formas de pagamento