Você ainda não adicionou produtos ao carrinho

Como publicar?

A Editora Unijuí tem foco acadêmico e a seleção de títulos será sempre coerente com esse perfil editorial.

Entre os nichos que a Editora não publica estão livros de literatura (contos, poesia, romance), autoajuda, guias de turismo, infantojuvenil, entre outros.

Para submeter textos para publicação na Editora Unijuí é necessário:

  • – Envio de arquivo eletrônico da versão definitiva do texto com entrelinha 1,5, fonte Times New Roman, corpo 12 (não é preciso preparação gráfica, mas a hierarquia dos assuntos, títulos e subtítulos deve estar definido).
  • – E-mail de encaminhamento endereçado à Editora Unijuí solicitando avaliação do trabalho, além de informar como surgiu a obra, a que público se destina, qual o objetivo e valor de recurso para publicação que possui, pois toda a obra aprovada deverá ser custeada, em parte ou totalmente, pelos autores.
  • – Envio dos dados dos autores e um resumo do currículo.

Para obras originadas de teses ou dissertações, estas devem se fazer acompanhar de um Prefácio de caráter teórico que verse sobre o mérito do trabalho, e devem ser reformuladas pelo autor antes de serem submetidas à apreciação editorial, adotando-se um texto fluido, mais enxuto no que diz respeito às referências bibliográficas e notas de rodapé, com redação uniforme. Citações, referências e/ou digressões, típicas de teses universitárias, deverão ser editadas, a fim de eliminar suas características próprias.

A Editora Unijuí poderá publicar coletâneas de vários autores desde que os originais apresentem todos os textos completos, bem como todas as referências dos autores colaboradores. É importante frisar que a obra coletiva deve apresentar uma padronização no que respeita à redação dos textos, ao uso de notas bibliográficas e de rodapé, à apresentação dos autores, além de uma disposição equilibrada das contribuições, evitando-se a simples constituição de um mosaico de temáticas afins.

Ainda, como critérios de seleção, observam-se a originalidade, a contribuição significativa e inovadora, a consistência e o rigor da abordagem do tema, além da importância que o material pode ter para o ensino, pesquisa e extensão ou o desenvolvimento cultural. Também são consideradas suas perspectivas comerciais.

Quando a Editora recebe os textos (livro para ser publicado) é realizado um protocolo de recebimento e, neste, deve constar todas as etapas do encaminhamento do livro (se aprovado, reprovado, avaliadores, estágios do livro aprovado – andamento da nova publicação).

Após o protocolo é realizada uma avaliação prévia (editor-adjunto) verificando se o texto se encaixa em alguma das coleções. A partir daí o Comitê de Redação da coleção é informado sobre o recebimento do original (muitas vezes o original é enviado para um dos membros do Comitê para que este possa indicar dois nomes para avaliar (o livro é enviado para os pareceristas, juntamente com os critérios a serem observados). Quando determinada coleção não aceita o livro como parte da coleção, este, então, retorna e quem deverá avaliá-lo é o Conselho da Editora. Normalmente os livros avaliados pelo Conselho da Editora são aqueles que não se encaixam nas coleções – avulsos).

A resposta da Análise Editorial será encaminhada ao autor de maneira objetiva, sem o detalhamento das razões pelas quais se chegou àquela conclusão, seja ela positiva ou negativa. Será mantido sempre o sigilo de seus consultores.




Da escrita aos olhos de quem lê

Rua do Comércio, 3000 Bairro Universitário, Ijuí-RS
98700-000

(55) 3332-0217 3332-0222
editorapedidos@unijui.edu.br

Formasde pagamento

  • Visa
  • Mastercard
  • Boleto