Vida, Vivência e Experiência de Professores (As) de Educação Física: os Processos de Formação, a Prática Profissional e Estudos Sobre o Flow
Autor(es): Gabriele Maidano Roveda , Luis Eugênio Martiny , Robson Machado Borges , Rosalvo Luis Sawitzki
Coleção: Coleção Educação FísicaR$ 37,00
A obra “Vida, vivência e experiência de professores(as) de Educação Física: os processos de formação, a prática profissional e estudos sobre o Flow” objetiva dar voz e protagonismo aos docentes, em especial os do Brasil, mas com participação de professores de Portugal. O projeto em si tem como objeto de estudo central “O ser professor(a) e o seu agir docente”, em que perpassam todos os momentos e sentimentos dos docentes, sejam de alegrias ou tristezas, descobertas ou (re) significações, ações-intervenções e práticas inovadoras, pois o importante é o próprio refletir sobre suas histórias e caminhadas, ou seja, a formação do Eu-Professor, buscando elucidar, também, sobre os diferentes conflitos e estados profissionais que o(a) docente sente/vive no decorrer da carreira. Nesse sentido, buscou-se refletir sobre as seguintes temáticas: os processos de formação, que versam sobre a Formação Inicial e Continuada de professores; a prática profissional, que apresenta momentos e experiências dentro das escolas de Educação Básica; e, por fim, uma tentativa de integração-aproximação do ensino da Educação Física, dos esportes e das artes com a psicologia positiva, por meio dos estudos-aplicação do estado de flow, da atenção plena (mindfulness) e flexibilidade psicológica.