Vivências, Experiências e Práticas 2024
Autor(es): Caroline Daiane Radüns et al.
O Projeto de Extensão Energia Amiga, promovido pela Unijuí, possui sua trajetória alicerçada em ações comprometidas com a responsabilidade ambiental e social, promovendo uma interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade por meio da troca de saberes. Entre as estratégias adotadas para viabilizar essa troca e fomentar a reflexão coletiva sobre temas relevantes — em especial os que envolvem grupos inseridos em contextos locais, mas conectados a uma realidade global — destaca-se o desenvolvimento de atividades que despertam o senso de pertencimento e de cidadania. As iniciativas do Projeto Energia Amiga em 2024, direcionadas a estudantes do Ensino Fundamental, foram concebidas em parceria com o Projeto Robótica Educacional, que tem como essência a busca por metodologias pedagógicas mais atrativas. Essa colaboração reforça a importância da integração entre os saberes, da contextualização dos conteúdos escolares com a vivência dos alunos e da promoção de um processo de aprendizagem mais dinâmico, participativo e significativo. A robótica educacional, nesse contexto, consolida-se como uma ferramenta inovadora na mediação do conhecimento, superando o modelo tradicional de ensino e estimulando a curiosidade, a criatividade, a imaginação e a intuição — habilidades essenciais para a tomada de decisões conscientes e o exercício da responsabilidade social. Com o intuito de fortalecer a interdisciplinaridade, os Projetos de Extensão Energia Amiga e Robótica Educacional desenvolveram, em 2024, a ação intitulada “Energia Amiga e Robótica Educacional: Vivências, Experiências e Práticas”. Essa iniciativa expressa o compromisso social da instituição de ensino superior com diversas áreas do conhecimento, em especial a educação, o meio ambiente e a tecnologia, em consonância com as diretrizes das políticas de educação ambiental. Além disso, concretiza a interação entre universidade e sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação ativa e do engajamento em questões ambientais relevantes. O objetivo central da ação foi estimular os estudantes do Ensino Fundamental a refletirem sobre os recursos naturais — especialmente os hídricos e energéticos — e a proporem soluções sustentáveis por meio da robótica. As atividades buscaram incentivar o uso racional da água, promover a eficiência energética e contribuir para a construção de cidades e comunidades mais sustentáveis. Confira, no e-book, os resultados das atividades desenvolvidas.