Filosofia e Ensino, Singularidade e Diferença: Entre Lacan e Deleuze
Autor(es): Cláudia Cisiane Benetti
Áreas de Conhecimento (CNPQ):Coleção: Coleção Filosofia e Ensino
Assuntos: Filosofia
R$ 25,00
A produção acadêmica recente tem levantado problemas históricos e legais do ensino da filosofia no Brasil. Uma questão. porém. estava esquecida: como os estudantes da educação básica recebem as aulas de filosofia? Este belo livro de Cláudia Cisiane Benetti vem preencher essa lacuna. A autora pesquisou. em três escolas de Porto Alegre. a recepção dos estudantes em relação à disciplina Filosofia. Neste livro. aspectos deste contato aparecem materializados nos "blocos de cartas" que a autora analisa: exercícios de escrita dos estudantes nos quais procuram argumentar para um amigo sobre as dificuldades e "delícias" de se estudar filosofia. E fica explícita uma relação paradoxal dos estudantes com a filosofia. que joga por terra a idéia presente nos livros didáticos para essa disciplina - e também em boa parte da produção teórica sobre ensino de filosofia - de que haveria uma "predisposição natural" dos jovens para aprender filosofia. Para tratar dessa questão. a autora se vale de um outro paradoxo: a contribuição de autores tão díspares quanto o filósofo Gilles Deleuze e o psicanalista Jacques Lacan. extraindo. de cada um. a potencialidade de um pensamento novo. criativo. irreverente e independente. Dar voz aos estudantes para. a partir deles. buscar no ensino da filosofia na educação média as potencialidades da singularidade e da diferença. Eis o diferencial deste livro. que chega a nós como um sopro de ar fresco. um desafio ao pensamento criativo e a uma prática singular no cotidiano de nossas salas de aula. (Extratos da apresentação de Sílvio Gallo).