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Percursos de Pesquisa em Educação

Autor(es): Cláudia Chueire de Oliveira , Iria Brzezinski , Maria Luiza Macedo Abbud

Áreas de Conhecimento (CNPQ):
Assuntos:
ISBN: 978-85-7429-643-2. Ano: 2007. Nº de páginas: 192.

R$ 35,00


O método dialético contradita o modelo da lógica formal, da clássica verdade única, da ordem das Ciências Naturais e do finalismo matemático. Na contemporaneidade, a matriz positivista tem sido muito criticada, em especial por eleger exclusivamente a razão científica como única forma de produzir conhecimento. Essa matriz é uma forte herança do positivismo iluminista moderno, que impôs seu triunfo pela "destruição dos laços sociais, dos sentimentos, dos costumes e das crenças chamadas tradicionais". Para desenvolver pesquisa em Ciências Sociais, em especial na área da Educação, é absolutamente indispensável que o pesquisador respeite as redes de relações sociais e a cultura na qual ele está inserido para poder expor sua visão de homem, de escola, de educação, de sociedade, de mundo. Ao revelar essas concepções com clareza, o pesquisador permitirá que, a passos largos, seja identificada a abordagem epistemológica que o orienta na escolha do método e dos procedimentos investigativos. Esses procedimentos são aplicáveis às pesquisas educacionais, tal como ocorre no desenvolvimento de investigações que têm como objeto a formação de professores, o que constitui o fundamento das análises que integram esta coletânea. Grande parte dos seus artigos buscam apreender o objeto da formação de profissionais da Educação. Os investigadores, para alcançar esse intento, alicerçam-se em suas teses de doutorado e em seu trabalho docente desenvolvido nos cursos de Graduação e Pós-Graduação no campo da Educação.

Da escrita aos olhos de quem lê

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